CH Digital

O portal de notícias do mercado

O que é Team Building e por que sua empresa deve aplicá-lo?

pessoas juntando peças gigantes de quebra-cabeças, ilustrando o que é team building

Se você sente que a falta de entrosamento entre seus colaboradores atrapalha a produtividade, continue a leitura para descobrir o que é Team Building e o que ele pode fazer pela sua empresa!

Frequentemente, aqui no blog, nós reforçamos a importância da gestão de pessoas na estratégia das organizações. Desta vez, resolvemos abordar esta técnica com um grande potencial de transformação individual, mas sobretudo coletiva.

 

A importância de um ambiente de trabalho favorável

Uma das grandes características das organizações do futuro também pode ser a dificuldade que as mantêm presas ao passado. Trata-se da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Quando a preocupação com conflitos entre pessoas prevalece à operação, é momento de parar e analisar não apenas a raiz do problema, mas também como resolvê-lo.

Ainda que seus colaboradores devam ser proativos e autossuficientes, é sua obrigação, como líder, contribuir para que eles se sintam à vontade. Isso vai além das atividades que exercem. Eles precisam confiar suficientemente tanto em si quanto uns nos outros, pois com equipes sólidas, é possível acelerar o crescimento do seu negócio.

 

O que é Team Building?

Para começarmos a entender o que é Team Building, vamos analisar sua tradução em inglês, que significa “construção de equipe”. Para quem está acostumado com liderança de pessoas, é fácil compreender que um time não é concebido a partir de meras contratações. Logo, essa metodologia se baseia em estratégias para estimular nos colaboradores o sentimento de pertencimento e coletividade.

Para isso, são utilizadas diversas alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional, como campanhas de incentivo, treinamentos corporativos e eventos organizacionais. O objetivo é criar equipes mais fortes e determinadas.

 

Quais são os benefícios dessa importante estratégia

Uma vez motivadas e conscientes do seu propósito junto à empresa, as pessoas naturalmente se engajam na busca por resultados. Acontece que, em um instância maior — como é o caso de um grupo —, essa premissa se torna ainda mais importante.

É aí que está a importância de saber o que é Team Building: times bem liderados e estruturados tendem a trabalhar com muito mais foco e produtividade.

A tendência é que essa fórmula do sucesso se torne um verdadeiro círculo virtuoso. Satisfeitas com seus próprios resultados, as equipes entregam mais. Confira, em seguida, outras vantagens do Team Building para a saúde da sua empresa.

 

Quebra de expectativas de forma positiva

Imagine surpreender seus colaboradores com a notícia de que passarão um dia inteiro fora da empresa? Claro, a proposta não será apenas recreativa — ainda que

o Team Building também sirva para entreter —, mas promover um treinamento fora do local de trabalho demonstra duas coisas: primeiro, que você valoriza as pessoas o suficiente para investir nelas; segundo, que o curso ou workshop são realmente importantes.

 

Proporciona uma experiência de imersão

 

grupo de funcionários fazendo o team building
O Team Building permite que seus colaboradores reconheçam e desenvolvam seu potencial, trazendo benefícios à empresa.

 

Os programas de desenvolvimento projetados com base Team Building são semelhantes a um processo de coaching.

Os colaboradores não apenas despertarão potenciais ou ampliarão suas competências. Eles mergulharão no espírito da equipe para avaliar e lidar melhor com suas emoções e as de seus parceiros. Por isso, as experiências a que são submetidos devem ser cuidadosamente planejadas.

 

Oferece desafios de maneira descontraída

As experiências das quais falamos anteriormente têm a ver com desafios inusitados, mas ainda assim ligados ao dia a dia da empresa.

Eles devem ser apresentados de forma que sua resolução possa acontecer em conjunto. Além da avaliação do percurso feito pela equipe para chegar a uma solução, compreender o que é Team Building também é essencial para considerar a capacidade de inovação diante de uma dificuldade.

 

Desenvolve o senso de liderança

A liderança não deve partir somente do gestor do time, mas também dos liderados ao assumir suas responsabilidades. Nesse sentido, o Team Building oferece um cenário excelente para que as pessoas passem a se tornar protagonistas de sua história e de sua carreira.

No caso de um problema de gestão de equipes, por exemplo, a técnica propicia que o líder se imponha perante seu time, fazendo com que seja respeitado pelo seu papel.

 

Como criar uma experiência memorável

Após o mercado entender o que é Team Building e seu potencial, algumas empresas se especializaram em promover eventos corporativos na área.

Seja no encontro com personalidades do mercado ou no compartilhamento de ideias, é recomendável que essas ocasiões sejam concebidas da forma o mais imparcial possível. Isso porque a dinâmica do treinamento deve olhar para todos com igualdade.

A partir de uma análise das fraquezas e oportunidades da sua empresa, o parceiro planeja a experiência mais adequada às necessidades dos seus colaboradores. Toda a execução também é terceirizada, permitindo que você se preocupe apenas com a efetividade do evento.

Após descobrirem o que é Team Building, muitas organizações têm se apropriado da técnica na resolução de conflitos e melhora da comunicação entre colaboradores de uma mesma equipe, já que seus benefícios são percebidos em curto prazo.

Agora que você já sabe o que é Team Building, que tal levá-lo para sua empresa e oferecer uma experiência transformadora aos seus colaboradores? Conheça os formatos de encontro promovidos pela Consulting House!

 

Botão para contato

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS