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Ferramentas de coaching para aumentar o sucesso empresarial

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O principal objetivo das ferramentas de coaching é promover o desenvolvimento ou o aperfeiçoamento de habilidades e competências até então não descobertas ou exploradas. Segundo pesquisa da International Coach Federation (ICF), 93% das empresas dos Estados Unidos e do Brasil, tem aderido a essa técnica.

O foco do coaching empresarial é diferente dos métodos tradicionais. O objetivo aqui é organizar e melhorar o ambiente empresarial com processos de gestão já estabelecidos, ao invés de desenvolver uma nova ideia de empreendimento. Neste caso, o coach empresarial atua como um facilitador para motivar gestores a propor soluções.

Continue conosco para descobrir o que são as ferramentas de coaching e conhecer algumas que contribuem para o sucesso de diversas empresas!

O que são as ferramentas de coaching empresarial

Suponhamos que a equipe de gestores da empresa não esteja trabalhando em sintonia para alcançar os resultados buscados. Financeiro, marketing e recursos humanos precisam se comunicar melhor para que, ao mesmo tempo em que cumprem suas responsabilidades, também deixem claras as expectativas para as demais áreas.

Você concorda que estratégias de autoconhecimento — como a definição de crenças limitantes ou do propósito de vida — não se aplicam a essa realidade? Por isso, as ferramentas de coaching empresarial procuram agir estrategicamente nas prioridades do projeto. E, no caso do exemplo acima, são aquelas que farão as equipes interagirem melhor.

Obviamente sua escolha dependerá do problema diagnosticado e do público em que o coaching empresarial será aplicado. Isso porque o foco pode ser voltado tanto à empresa como um todo, quanto para áreas específicas.

Ferramentas de coaching para o sucesso empresarial

Confira agora alguns exemplos de ferramentas de coaching usadas por empresas para melhorar seus processos de negócio:

Análise SWOT

Uma das técnicas mais utilizadas no planejamento estratégico de pequenas e grandes empresas, a análise SWOT é uma excelente ferramenta de coaching para diagnóstico do ambiente corporativo. Por meio de uma matriz, são identificadas as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do negócio.

O objetivo dessa ferramenta é levar os coachees (participantes do processo) a avaliar como os pontos positivos (forças e oportunidades) podem suprimir ou  mesmo invalidar os pontos negativos (fraquezas e ameaças). Um ótimo ponto de partida para ambientar todos ao status da empresa.

Produtividade

Talvez esse seja o objetivo mais buscado pelas empresas atualmente — não à toa se tornou uma ferramenta de coaching empresarial. Com a técnica da Produtividade, o coachee desenvolve consciência sobre a contribuição de seu trabalho para a empresa. E, ao perceber-se produtivo, ganha automotivação.

Com o objetivo do projeto definido em conjunto, cada coachee deve responder individualmente estas 5 perguntas-chave:

  1. Quais são as prioridades do nosso projeto?
  2. Que aprendizado teremos ao final do projeto?
  3. O que devo evitar no decorrer do projeto?
  4. Que hábitos preciso criar antes de começar o projeto?
  5. Por que sentirei gratidão ao final do projeto?

Após responderem, o grupo se reúne novamente para compartilhar e discutir suas percepções individuais, visando sempre melhorar o cenário da empresa.

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Ferramentas de coaching tem ganhado espaço como estratégias para aumentar a motivação dos funcionários e melhorar os resultados da empresa.

Assessment

Essa ferramenta de coaching servirá mais para o profissional que está aplicando o processo do que para os coachees. O Assessment é um software geralmente usado pelo setor de RH para traçar um perfil comportamental e imparcial do público da empresa. A verificação desse perfil é útil para que o coach saiba como lidar com possíveis choques culturais entre os participantes durante o processo.

O levantamento dessas informações acontece no formato de um questionário disponibilizado de forma impressa ou digital. Entre as outras vantagens do método, está a análise do grau de adequação entre o perfil de um profissional e seu job description.

Avaliação 360º

Esta é uma ferramenta de coaching que pode ser aplicada tanto no processo de coach como no cotidiano da sua operação. A Avaliação 360º propõe perguntas que fazem o coachee refletir sobre sua autopercepção em comparação com a percepção dos outros sobre ele. Para que funcione, o ideal é que ela aconteça entre diferentes níveis hierárquicos.

Seja para encontrar a solução para um problema ou para melhorar o processo de gestão da inovação, as ferramentas de coaching empresarial são extremamente úteis. Mas lembre-se: o ideal é que o processo seja conduzido por um profissional especializado e com experiência como coach. Assim, os resultados serão realmente efetivos.

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