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Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quando se tem um negócio, é essencial saber para quem vender seu produto ou serviço. Afinal, mesmo um item popular não vai atingir todo o público pagante. E quem já está no mercado sabe que quem deseja vender para todo mundo acaba vendendo para ninguém. Mas como definir público-alvo em meio a uma população tão diversa?

Muitas empresas ainda não enxergam os benefícios de ter sua potencial clientela bem-definida. No entanto, entender seu consumidor permite tomar decisões que vão desde o design da embalagem até estratégias de marketing e branding.

Saber como definir público-alvo pode parecer complicado, mas conhecendo seu produto ou serviço, você já será capaz de dar os primeiros passos na criação do seu cliente ideal. 

Neste post, vamos descobrir como definir público-alvo. Confira!

Como definir público-alvo?

Antes de responder a essa questão, é preciso entender alguns conceitos. Conheça alguns deles a seguir.

O que é público-alvo?

É quem você deseja atingir com seu produto ou serviço, aquelas que com certeza se identificarão com o que sua empresa oferece. Como dito, por mais popular que seu item seja, ele não vai atingir todos os públicos. Portanto, seu produto deve atingir a um ou dois públicos específicos que consumam e gostem daquilo que você produz.

Qual a importância do público-alvo?

Veja como a delimitação do seu público ajuda a ter uma empresa sólida:

Você descobre quem deve agradar

Sabemos que não é possível satisfazer todos os públicos — por isso é tão importante saber como definir público-alvo. Seu produto pode não agradar a um adolescente, por exemplo, e os seus compradores são, em geral, mulheres na casa dos 30 anos. Então, para qual desses clientes você vai dedicar seus esforços?

Permite saber se você terá consumidores em sua região

Fotografia de um mapa de uma cidade com taxinhas marcando as regiões mais importantes para o planejamento de como definir o público-alvo
Se você está pesquisando como definir público-alvo de maneira eficaz, deve saber que isso permite saber com mais facilidade se há consumidores locais do seu produto e se vale a pena investir em locais específicos.

Digamos que você tenha um negócio local e sua cidade seja pequena. Embora tenha um bom plano de negócios, fica difícil saber se em um local com menos de 30 mil habitantes haverá público para consumir o seu produto. Portanto, definir público-alvo significa não só garantir que você tenha clientes, mas também descobrir como abordá-los.

Mostra as falhas da concorrência

Do que o seu público sente falta com relação a um produto ou serviço? Qual complemento poderia satisfazê-lo? A concorrência está falhando no atendimento, entrega ou na qualidade dos materiais? Como a sua empresa pode suprir essas falhas?

Entrando em ação

Veja o que fazer para delimitar corretamente seu público:

Conheça o mercado

Explorar o mercado significa ter noção de quais são os públicos economicamente ativos e, principalmente, quais deles vão se interessar pelo que sua empresa tem a oferecer. Isso implica ainda entender como a concorrência atua, os novos hábitos de consumo do seu público e até a renda per capita.

Observe dados de órgãos oficiais, como o IBGE, que darão uma base muito mais sólida para sua pesquisa.  

Use ferramentas online

As redes sociais são um ótimo local para obter dados sobre seus potenciais clientes: quais assuntos eles mais se interessam, características em comum dos seguidores, horários de pico dos seus posts, queixas ou elogios em comum nos comentários. Tudo isso deve ser observado se você está buscando como definir público-alvo. 

Mas existem ferramentas ainda mais específicas para ajudar você a obter esses dados, como o Google Analytics, que extrai dados demográficos, sociais e de comportamento do público no seu site — e tudo isso gratuitamente.

Segmente

Imagem de uma fila de profissionais onde uma lupa focaliza no público-alvo buscado pela marca
Para saber como definir público-alvo adequadamente, é importante estar atento a algumas práticas, como a segmentação. Você está fazendo isso corretamente? Veja algumas dicas 

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, dentro do seu público-alvo você encontra grupos em diferentes níveis de conhecimento sobre seu produto ou serviço:

  • há aqueles que têm um problema, mas não sabem como resolvê-lo;
  • quem já tem ciência de como resolvê-lo, mas ainda está pesquisando as melhores opções;
  • quem já tem opções, mas está em dúvida sobre qual escolher;
  • quem já escolheu sua empresa, e que pode voltar a entrar em contato futuramente.

Cada grupo pede uma estratégia diferente, que “eduque” ou ofereça mais vantagens do que a concorrência. Segmentar seu público permite falar com cada um da maneira mais adequada e, assim, aumentar suas chances de venda e reconhecimento da empresa.

Crie sua persona

A persona é o seu cliente ideal. Embora ainda mais restrita, ela auxilia você a falar com muito mais objetividade para o seu público-alvo, além de transformá-lo em um personagem, e não apenas em um conceito. Em vez de falar com pessoas de 30 a 45 anos, que trabalham em grandes empresas e são bem-sucedidas, você vai falar com a Paula, de 36 anos, executiva de uma multinacional, por exemplo.

A sua persona tem um rosto e diversas características, que devem estar visíveis a todos os colaboradores da empresa. É necessário que ela também tenha nome e idade, pois são características importantes para enxergá-la como o seu cliente. Além disso, outras informações necessárias são:

  • profissão;
  • nível de instrução (tem educação superior? Qual o curso?);
  • renda;
  • região demográfica;
  • moradia (casa ou apartamento? Mora com os pais, os filhos ou sozinho? Tem animais?);
  • status civil;
  • hobbies;
  • características de personalidade;
  • problema que o aflige no momento;
  • como sua empresa pode ajudar a resolvê-lo.

Se saber como definir público-alvo implica trabalhar com fatos e dados, a criação de sua persona tampouco deve ser feita com suposições. Portanto, é necessário fazer pesquisas, entrar em contato e coletar dados com atuais e potenciais clientes.

Outra vantagem é que o conceito de persona trabalha com características de personalidade (será que uma estratégia agressiva combina com um potencial cliente mais reservado?) e responde como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver determinado problema.

Como você viu, saber como definir público-alvo é essencial para que seu negócio prospere.

Outra forma efetiva de garantir crescimento de uma empresa é participando de encontros com líderes do seu segmento.

Por meio de encontros com gestores, CEOs e analistas, a Consulting House une você aos grandes nomes do mercado. Entre em contato e fale com um especialista!

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