CH Digital

O portal de notícias do mercado

Como definir missão, visão e valores da sua empresa

Homens e mulheres alegres conversando sobre missão, visão e valores da empresa

Uma empresa precisa ter um norte, uma razão de existir. Afinal, para que ela foi criada? Quais são seus objetivos? Quais características são essenciais para trabalhar nela? São essas questões que você deve ter em mente ao criar a missão, visão e valores da sua empresa.

Embora sejam fatores essenciais, é muito comum que um negócio comece sem definir missão, visão e valores. Isso porque muitos gestores não enxergam essas características como orientadores para o andamento do negócio. Além disso, são essenciais para a cultura organizacional (tanto interna quanto externa) da empresa.

Você tem uma empresa, mas ainda não estabeleceu missão, visão e valores? Neste post, você vai entender cada um desses conceitos e descobrir como defini-los no seu negócio. Confira:

O que são missão, visão e valores?

Quando você cria um planejamento estratégico, alguns dos primeiros quesitos a serem preenchidos são os de missão, visão e valores. Eles serão base para a criação de todas as estratégias do seu negócio.

Mas sua importância vai além disso: esses conceitos são cruciais para determinar todo o andamento da empresa. Sem eles, a empresa vai existir visando apenas ao lucro, algo que não será sustentável em longo prazo.

Missão, visão e valores servem como norteadores para todas as decisões tomadas pelos gestores tanto em curto quanto em médio e longo prazos. Veja alguns exemplos de fatores fortemente influenciados por esses conceitos:

  • desenvolvimento do planejamento estratégico;
  • escolha e relacionamento com stakeholders;
  • planejamento estratégico de marketing;
  • escolha de novos colaboradores;
  • posicionamento de marca;
  • atração de novos clientes;
  • escolha de público-alvo;
  • cultura organizacional;
  • identidade visual.
Lente de aumento sobre um dicionário destacando a palavra "success"
Agora que você já entendeu para que serve missão, visão e valores, entenda o que significa cada um dos termos.

Missão

É a razão de existir da empresa. Afinal, por qual motivo seu negócio foi criado? A missão é a sua identidade.

Embora pareça um conceito bem amplo, é ele quem vai guiar as ações diárias de todos os colaboradores. O que a empresa deve fazer? Para quem ela deve fazer? Quais mensagens, atribuições e parceiros transmitem essa missão?

Um exemplo simples: quando você tem como missão ser uma das empresas sustentáveis do mercado brasileiro, não faz sentido estar alinhado com parceiros que fazem testes em animais ou sejam acusados de contribuir com a poluição urbana. A cada tomada de decisão, seja ela de grande ou pequeno porte, os gestores devem avaliar se ela está alinhada com a missão da empresa.

Segundo Peter Drucker, pai da Administração moderna, uma empresa se define pela sua missão. Portanto, ela deve ser refletida em todos os fatores de sua empresa.

Visão

É o objetivo da empresa, onde ela deseja chegar. Você provavelmente imagina o que quer que seu negócio alcance; a visão é a forma de colocar essa ideia no papel.

A visão deve ser descritiva, apontando de forma clara o que a empresa vai alcançar no futuro. Em grande parte das empresas, ela precisa ser alcançada em até 5 anos. Após esse período, deve ser mudada. No entanto, esse “prazo”costuma variar de negócio para negócio.

É essencial estabelecer a visão da empresa. É só a partir dela que o planejamento estratégico será criado. Afinal, ele é um conjunto de estratégias para alcançar o objetivo do negócio — ou seja, sua missão.

Valores

São os princípios de uma organização. Eles devem estar presentes o tempo todo na cultura organizacional da empresa e se refletir no comportamento do público interno.

Os valores são inegociáveis. O principal aqui é que eles estão muito mais ligados à ação do que à crença. Novamente, não adianta uma empresa ter como valores “prezar pela sustentabilidade” mas não ter nenhum programa de reciclagem ou reflorestamento.

O valor é o código de ética da empresa posto em prática continuamente.

Agora que você já entendeu o que são missão, visão e valores, entenda como defini-los.

Como definir missão, visão e valores na sua empresa?

Pessoas em volta de uma mesa com notebooks e papéis discutindo sobre missão, visão e valores.
O planejamento da missão, visão e valores da empresa deve ser feito em conjunto com os diferentes setores da empresa.

Esses conceitos, quando bem definidos, mostram a preocupação da empresa em aliar profissionalismo e ética. Ao seguir esses conceitos durante todo os âmbitos de um relacionamento profissional (com clientes, fornecedores, colaboradores), ela mostra-se íntegra e, consequentemente, confiável.  Além disso, o negócio atrai clientes que tenham objetivos e valores alinhados aos seus.

Leve a criação a sério

Definir missão, visão e valores não é algo simples que vai ser resolvido em apenas alguns minutos. Reúna sócios, monitores, gerentes e pessoas mais relevantes na empresa para um ou dois dias de reunião.

Estabeleça objetivos tangíveis

Sabemos da importância de sonhar alto, mas na hora dos negócios, é preciso ter pés no chão. Por mais ambicioso que você seja, ter como visão “substituir a Apple na criação de produtos tecnológicos” não é lá muito realista.

Ter objetivos tangíveis não significa estabelecer uma visão fácil de alcançar, mas sim que desafie sua empresa a sair da zona de conforto continuamente em busca de uma realização possível..

Inspire-se em cases de sucesso

Empresas como a Google têm sua missão, visão e valores bem estabelecidos e refletidos em todos os seus atos, desde a criação de produtos até o relacionamento com o cliente.

Conhecendo bem como as grandes empresas trabalham com esses fatores em todos os aspectos, fica mais fácil adaptá-los para sua realidade.

Outra forma de inspirar-se é frequentando worshops, palestras, seminários e demais eventos corporativos com grandes líderes do mercado. Veja como eles levam a missão, a visão e os valores da empresa em tudo o que fazem.

Entendeu como definir missão, visão e valores na sua empresa? Como você viu, contar com profissionais estabelecidos no mercado facilita muito essa criação. E isso pode ser possível quando você frequenta encontros com os grandes líderes do mercado.

Parece um sonho distante? Acredite: é mais fácil do que você pensa. Entre em contato com a Consulting House e conheça mais sobre os serviços oferecidos!

Botão para contato

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS