CH Digital

O portal de notícias do mercado

A comunicação interna e externa transforma negócios em sucessos!

colegas de trabalho olhando para tela do notebook

Uma empresa não sobrevive sem uma boa comunicação. Ela é essencial para o posicionamento de marca, relacionamento e fidelização com o público. O problema é quando o negócio não enxerga a importância desse fator entre seus colaboradores. A comunicação interna e externa são importantes na mesma medida.

O trabalho de comunicação feito pelos e para os colaboradores é um importante investimento da empresa. Afinal, sua equipe é o principal agente vendedor da marca. Se ela não tiver informações esclarecidas sobre o andamento do negócio, como poderá vender para outros clientes?

Neste post, vamos esclarecer as diferenças entre comunicação interna e externa e abordar mais sobre sua importância em todos os âmbitos de uma empresa. Confira!


Quais as diferenças entre comunicação interna e externa?

As diferenças entre comunicação interna e externa estão em seus públicos e ferramentas. Veja mais sobre o assunto:

Comunicação interna

A comunicação interna é o conjunto de estratégias e ferramentas específicas para o público interno, ou seja, para os colaboradores. Alguns veículos, como a revista, também atingem pessoas de fora da empresa, mais diretamente envolvidas com a equipe ― a família, por exemplo ― e alguns stakeholders.

As estratégias desse tipo de comunicação visam informar, esclarecer, alinhar discursos e evitar boatos (principalmente aqueles que envolvam crises ou demissões em massa). Ela também valoriza o trabalho de cada departamento, aproxima as equipes dos gestores, cria ações de engajamento, disponibiliza canais de comunicação e organiza eventos corporativos.

As ações podem ser de responsabilidade do departamento de recursos humanos ou de uma equipe de comunicação. Esse setor também pode trabalhar em conjunto com o departamento de marketing, criando ações de endomarketing.

Principais ferramentas de comunicação interna:

Intranet

É uma rede privada da empresa, a qual apenas os funcionários têm acesso por meio de login e senha individuais. Nela, você encontra notícias sobre as principais atividades do ambiente profissional ou sobre algum acontecimento externo que influencie diretamente no setor da empresa, além de treinamentos para o crescimento profissional dos colaboradores. É muito útil em grandes organizações, pois permite que polos distantes conheçam as atividades de cada ambiente;

Rede social corporativa

Funciona como uma intranet mais avançada. É voltada apenas para os colaboradores, mas com características já consagradas nas redes sociais convencionais, inclusive um chat. Além de ter um custo menor, ela engaja os funcionários com mais facilidade.

Revista

Mulher folheando revistas, que são formas de melhorar a comunicação interna e externa.
A comunicação interna e externa precisam ser planejadas para acontecerem de modo eficaz. As revistas como plano de comunicação interna podem trazer ótimos resultados para a empresa.

A revista interna é um veículo mensal com os principais acontecimentos da empresa. Assim como uma revista convencional, ela tem matérias mais longas, entrevistas, seções fixas, editorial (que pode ser feita pelo gestor). O objetivo é que ela seja levada para casa e lida por amigos e família do colaborador.

Jornal-mural

Também conhecido apenas como mural, o jornal-mural conta com avisos importantes e imediatos, convites e informações importantes até mesmo por quem não acessa a intranet com frequência, como os setores operacionais. É importante que ele esteja localizado em um ambiente que tenha uma alta circulação e seja bem visível; se necessário, coloque um mural em cada andar da empresa.

Outro fator essencial é que ele seja atualizando semanalmente ou quinzenalmente, não mais do que isso, mesmo que alguns avisos devam permanecer por mais tempo. Caso contrário, as pessoas vão parar de conferir as novidades por achar que já viram o que está nele.

Comunicação externa

É a feita pela empresa para o público externo, que pode ser o público-alvo, atuais consumidores, imprensa ou a sociedade. É a vertente mais conhecida da comunicação organizacional e pode ser feita por diversos setores ― no entanto, um não substitui o outro.

O importante é que haja um planejamento estratégico de comunicação, para que todos os setores falem de forma universal.

Setores mais famosos de comunicação externa

Publicidade

São as campanhas feitas abertamente para vender a marca, sendo a apresentação do produto/serviço ou não (um publieditorial, por exemplo, pode ter um caráter mais jornalístico, embora seja um espaço comprado). Campanhas na televisão, rádio, jornais, revistas, flyers, banners e vídeos são alguns exemplos.

Marketing

Tablet mostrando gráficos
A área de marketing é essencial para qualquer plano de comunicação externa, pois é ela a responsável pelas vendas dos produtos de uma empresa.

Embora seja facilmente confundido com a publicidade, o setor de marketing atua de maneira diferente. Ele não cria propagandas, e sim ações de venda direta, em que aborda o cliente para divulgar seu produto/serviço ou monta estratégias para atraí-lo até sua empresa.

Assessoria de imprensa

A assessoria cria releases, comunicados e notas sobre novidades ou cases de sucesso da empresa para enviá-los à imprensa. Caso os veículos de comunicação noticiem sobre alguma crise, este setor será responsável por esclarecê-la.

O principal objetivo da assessoria é divulgar a empresa e o gestor como autoridades em sua área de atuação. Ela também é responsável pelo media training ― treinamento para que o gestor saiba como se portar e se comunicar com os repórteres.

A assessoria pode ser feita tanto por jornalistas quanto por profissionais de relações públicas.

Como trabalhar a comunicação interna e externa na sua empresa?

Uma organização que deseja resultados efetivos deve aliar comunicação interna e externa, ou seja, desenvolver uma comunicação corporativa integrada. Para isso, no entanto, é preciso conhecer o seu público em todos os âmbitos.

Outro fator essencial é a unidade. Mesmo que a comunicação seja feita de maneiras distintas (afinal, tanto o público quanto as ferramentas variam), a informações devem ser as mesmas. A comunicação interna e externa deve ser objetiva e construir relacionamentos ― isso só será possível se houver coesão e verdade no discurso.

Antes de qualquer coisa, faça uma análise da atual comunicação da empresa. Isso será essencial para determinar onde ela está, o que deve ser feito e para onde seu negócio deseja ir.

Lembre-se de que o trabalho é contínuo: você implementa as estratégias de comunicação interna e externa, mensura os resultados e modifica as ações que não deram o resultado esperado.

Agora que você viu como a comunicação interna e externa fazem toda a diferença dentro da sua empresa, conheça melhor os formatos de encontro que a Consulting House promove!

Botão para contato

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS