CH Digital

O portal de notícias do mercado

9 dicas para desenvolver seu Personal Branding e alavancar sua carreira

Homem executivo apontando para você. Faça seu Personal Branding.

Você já ouviu falar ou conhece algum jovem empreendedor que é reconhecido por seu nome, certo? Esses profissionais baseiam sua carreira em uma estratégia conhecida como Personal Branding. No post de hoje, você entenderá do que se trata exatamente e como usar a marca pessoal a favor da sua trajetória profissional. Confira!

O que é Personal Branding?

O Personal Branding vai além de uma simples metodologia. Trata-se de uma abordagem usada por profissionais que comercializam seu nome e sua carreira como uma marca. Para isso, eles geralmente são reconhecidos por alguma experiência fora do comum ou mesmo pelo destaque em sua área de atuação.

Essa estratégia tem crescido muito no LinkedIn. A rede social estimula as pessoas a desenvolverem sua marca pessoal por meio da produção de conteúdo de valor.

 

Personal Branding x marketing pessoal

Enquanto o marketing pessoal costuma se voltar para a forma como qualquer profissional se comunica com seu mercado, o Personal Branding procura lançar um olhar mais amplo à carreira. A visão e os objetivos de médio e longo prazo são suas principais características.

Digamos que um é ferramenta do outro: o marketing pessoal pode ser usado no Personal Branding para atrair visibilidade e transmitir a essência da marca.

 

Como usar o Personal Branding a favor da sua carreira

Ao decidir investir no nome da sua marca, você pode optar por dois caminhos: trabalhar exclusivamente com o Personal Branding ou atuar em paralelo com sua carreira tradicional. Seja qual for a sua escolha, siga nossos 9 conselhos:

 

1. Imagine-se como uma marca

Tal como a Coca-Cola ou a Apple, você precisa desenvolver um projeto de construção da sua marca. Isso depende de uma série de ações pontuais e calculadas que deverão representar, de forma uniforme, a sua personalidade profissional. Para começar, defina que sentimento você gostaria de ver seu público associando a seu nome.

 

2. Crie sua identidade visual e tom de voz

Com o valor agregado da marca já definido, comece a construir seu guia de estilo. É um documento que descreverá como seu Personal Branding deverá se comportar graficamente (as cores e formas, por exemplo) e linguisticamente (os termos mais comuns). Esses detalhes são importantes para criar sua identidade de marca.

 

3. Tenha um propósito definido e objetivo

Com o aumento dos profissionais voltados à área, é comum surgirem e desaparecerem diversos nomes. O segredo para manter-se na ativa é ter um propósito claro para sua carreira. Você pode usar seu conhecimento para, por exemplo, ser mentor de projetos empresariais ou oferecer treinamentos corporativos.

 

4. Estabeleça o perfil do seu público-alvo

 

Pessoas apertando as mãos e fazendo Personal Branding em uma reunião.
Ao pensar seu Personal Branding é importante definir um público-alvo a ser atingido por sua marca. Assim sua estratégia tem um foco definido e os resultados vêm mais rápido.

 

Geralmente, a definição de público-alvo é uma das primeiras etapas de um projeto. Essa antecipação ocorre para que haja uma adequação da proposta ao público. No caso do Personal Branding, ocorre o contrário: primeiro você estabelece qual é o seu potencial para, só depois, identificar o perfil das pessoas que sua marca quer atingir.

 

5. Fale de experiências que você viveu

Casos de profissionais que cometem excessos e exageram na promoção de sua marca são muito comuns em Personal Branding. Para não correr o risco de prejudicar sua imagem, limite-se às vivências que você de fato experimentou. Afinal de contas, estudar gestão de equipes, por exemplo, é bem diferente do que fazer isso na prática.

 

6. Seja autêntico e honesto com o público

Essa dica tem a ver diretamente com a anterior, mas resolvemos reforçá-la para que você possa fazer das suas fraquezas a sua oportunidade. Caso você não tenha experiência em alguma área, promova parcerias com profissionais que complementem suas ideias. Juntos, vocês poderão oferecer novas propostas ao mercado.

 

7. Desenvolva sua sua presença digital

A presença digital tem o papel fundamental de dar corpo à estratégia de comunicação corporativa de uma marca. Para isso, não é necessário estar ativo diariamente em todas as redes sociais. Um site com um blog atualizado e postagens regulares nas principais plataformas é suficiente. Só tome cuidado para não soar chato e repetitivo.

 

8. Esteja sempre produzindo novidades

Este conselho também tem a ver com o anterior. Um bom Personal Branding se reinventa assim como as marcas que ultrapassam o tempo. A não ser que seu propósito seja absolutamente atemporal, procure estar sempre atualizado às tendências e participar de novos projetos para que sua marca se mantenha em destaque.

 

9. Reflita antes de tomar qualquer decisão

Por mais incrível que uma ideia seja, o ideal é testar antes de desenvolvê-la e, sobretudo, divulgar ao mercado. Do contrário, além de frustrar suas expectativas, você pode acabar sendo considerado um megalomaníaco ou um aproveitador. Considere, portanto, as pessoas e os ambientes nos quais sua decisão impactará.

 

De que forma os eventos contribuem para a estratégia

Ao atuar com Personal Branding, você pode participar de eventos corporativos como convidado especial, oferecendo uma palestra ou um workshop sobre suas habilidades. Se ainda não estiver nesse nível, você pode usá-los para construir sua rede de relacionamentos, que certamente serão fundamentais para desenvolver sua marca.

Seja um jovem empreendedor ou um profissional já experiente, é essencial que você tenha senso crítico e autoconhecimento suficiente para trabalhar a sua marca pessoal de forma saudável. Assim, você poderá crescer de forma orgânica e planejada.

 

Se você está em busca de eventos que permitam desenvolver seu Personal Branding, conheça o Relationship Tasting, da Consulting House!

 

Botão para contato.

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS