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Gestão de carreira: saiba como isso ajuda os profissionais e a empresa

Uma pessoa fazendo anotações

O fator interno é crucial para a reputação de uma empresa. A grande rotatividade de pessoal, conhecida como turnover, desequilibra um negócio e pode deixar uma imagem negativa. Afinal, um profissional satisfeito não teria motivos para sair do emprego. Um dos fatores que diminuem o turnover e fideliza talentos numa empresa é a gestão de carreira.

O que é gestão de carreira?

A gestão de carreira é a definição de metas e fases para que um profissional possa se desenvolver dentro da sua empresa. Com isso, ele tem uma perspectiva de ascensão profissional enquanto estiver trabalhando em seu negócio e provavelmente não ficará insatisfeito ou procurará outro emprego.

Se antes os colaboradores queriam seguir numa mesma empresa o máximo de tempo (e, caso possível, alcançar uma promoção), hoje o desejado é ascender em posições que estejam de acordo com seu constante investimento em capacitação profissional e não somente relacionadas ao tempo de serviço.

Resumindo: os profissionais estão investindo cada vez mais em suas habilidades e desejam trabalhar em cargos correspondentes a elas. Além disso, querem satisfação pessoal: sentir que o que fazem realmente contribui para a sociedade. Portanto, se sentirem que uma outra empresa oferece mais oportunidades de crescimento e valoriza mais o que eles têm a oferecer, vão trocar de emprego.

O melhor é que essa gestão é alinhada às necessidades da empresa. Portanto, profissional e organização saem ganhando.

Quais as vantagens da gestão de carreira?

Uma mulher com um notebook a sua frente conversando com um homem que está fazendo anotações em um papel. Ambos sorriem e falam sobre a gestão de carreira
Existem diversas vantagens em se investir na gestão de carreira, as quais vão desde a redução de custos até o aumento da satisfação no trabalho.

Trabalhar com o gerenciamento de carreiras traz benefícios para todas as partes já que a gestão é alinhada às necessidades da empresa também. Portanto, profissional e organização saem ganhando. Entenda:

Economia

Em vez de ter que contratar novos funcionários para substituir ou complementar uma equipe, com a gestão de carreira você pode perceber quais colaboradores estão mais aptos a assumir determinadas funções. Não estamos falando, é claro, de dar atribuições além do especificado à função do trabalhador, mas de encontrar alguém que tenha possibilidade de cumprir aquele cargo e, a partir daí, investir nele com capacitação profissional.

Menos turnover

Como dito, a rotatividade de pessoal costuma diminuir com uma gestão de carreira bem-feita. O profissional vê possibilidade de crescimento na empresa e de desenvolvimento de suas habilidades. Além disso, já conhece o corpo de trabalho, a cultura organizacional e o desenvolvimento das tarefas. Portanto, tem muito mais vontade de permanecer no local se for incentivado a isso com possibilidades de promoções.

Mais produtividade

Um profissional que deseja ascender a posição consolidada no mercado começa a agir desde já para alcançar seu objetivo. Portanto, tanto nas tarefas mais simples quanto nas mais complexas ele vai mostrar o melhor que tem para oferecer ao seu negócio.

Estruturação da empresa

A gestão de carreira é uma prática comum em empresas estruturadas, que têm seus processos de trabalho bem definidos. Estruturar processos internos é fundamental para otimizar tarefas e criar uma cultura organizacional.

Isso significa organizar como tarefas são executadas na sua empresa, incluindo os recursos utilizados. Portanto, quando você começa a gerenciar as carreiras dentro do negócio, também está estruturando um processo, que facilita bastante a visão em longo prazo na hora da contratação pela equipe de RH.

Satisfação dos profissionais

A gestão de carreira é também um comprometimento da empresa em desenvolver as competências profissionais do seu corpo de trabalho. Como dito, o colaborador quer ser valorizado, porque ele valoriza sua carreira. Por isso, vai trabalhar em um lugar que não só ofereça um bom salário, mas também satisfação profissional.

Como implementar a gestão de carreira na sua empresa?

Duas mulheres sentadas uma ao lado da outra conversando sobre gestão de carreira
Existem alguns passos que podem tornar mais fácil implementação da gestão de carreira, como por exemplo, conversar com o colaborador sobre os objetivos comuns.

Uma forma amplamente aceita de implementar a gestão de carreira é adotando o plano de carreira, que é a estruturação de todo esse processo. Ele é o caminho que o seu colaborador pode traçar caso consiga cumprir (ou até ir além) das metas e objetivos preestabelecidos.

No geral, para uma gestão de carreira, é necessário desenvolver:

  • objetivos gerais;
  • uma estratégia de metas e objetivos estabelecidos;
  • políticas, regras e tarefas para implementar a estratégia;
  • uma análise para descobrir se o que foi estabelecido está alcançando resultados.

Mas, ao criar seu plano, siga estes passos:

Ouça o colaborador

Você precisa saber por que o seu colaborador deseja ter uma carreira dentro da empresa. Para onde ele quer seguir a partir do cargo atual? Quais os seus objetivos profissionais? A empresa tem possibilidade de auxiliá-lo nesse crescimento?

Identifique e faça um mapa dos sonhos, competências, ideais e do tempo que eles acreditam ser necessário para alcançar esses desejos. O plano de carreira serve justamente para que eles sigam nesse caminho.

Defina progressões de carreira

O colaborador deve seguir por uma carreira vertical ou horizontal? O plano deve ser gerencial, técnico (plano de carreira em Y) ou uma mistura dos dois (plano de carreira em W)? 

Lembre-se de que esse processo deve ser transparente. O colaborador deve estar ciente do que a empresa espera ao estruturar seu plano de carreira. Portanto, esclareça quaisquer dúvidas para que não haja lacunas durante o processo.

Faça treinamentos

Coaching, mentoring, palestras, seminários, workshops e até o ensino a distância são ferramentas de aprendizagem que agregam muito ao currículo do trabalhador. Não deixe de implementá-las na sua empresa como parte da gestão de carreira.

Esteja atento às demandas do mercado

Para oferecer uma gestão de carreira que valha a pena para ambos os lados, é preciso estar de olho no mercado. Quais são as profissões do futuro, aquelas realmente necessárias para o crescimento da sua empresa?

E uma forma de fazer isso é conhecendo os líderes de mercado e do seu segmento, para entender o que está sendo feito e como o sucesso está sendo atingido. Para isso, conte com os eventos corporativos da Consulting House, que trabalha com o desenvolvimento de executivos, além de dar acesso aos líderes mais importantes no Brasil e já está no mercado há anos! Entre em contato e fale com um especialista!

 

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