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4 ferramentas de melhoria continua para usar no seu empreendimento

mesa com notebook e papeis de planejamento

Para algumas empresas, é difícil sair do ciclo de processos habituais. O medo de arriscar em novos hábitos pode até mesmo engessar a maneira de trabalhar. No entanto, quem deseja resultados melhores precisa investir em novas práticas. Para facilitar essas mudanças, nada melhor do que ferramentas de melhoria contínua.

A melhoria contínua é uma prática que visa ao crescimento constante dos resultados de uma empresa, sem interrupções. Boas práticas e metodologias auxiliam seu empreendimento a atingir resultados cada vez melhores. Antes de pensar em como fazer as melhorias, você precisa entender para que e para quem vai fazê-las. Tendo isso em mente, o processo fica muito mais fácil.

Quer saber mais sobre como atingir melhores resultados? Conheça 4 ferramentas de melhoria contínua para otimizar os processos de sua empresa!

Ferramentas de melhoria contínua: 4 modelos para implementar na sua empresa

Veja as ferramentas de melhoria contínua para colocar em prática na sua empresa e conseguir resultados surpreendentes:

1. Matriz BASICO

Como dissemos, antes de decidir como implementar a metodologia de melhoria contínua, você precisa saber o que precisa ser melhorado. Por isso, procure saber qual aspecto da empresa não está rendendo como deveria.

A ferramenta de Matriz BASICO, não é apenas uma das ferramentas de melhoria contínua ― é também de priorização de projetos ou problemas. Nela, você observa 6 conceitos (a inicial de cada um forma a sigla BASICO) relacionados aos processos que precisam de melhorias contínuas em uma empresa. Após observá-los, você pode decidir onde deve começar a melhorar. Veja:

– benefícios: o que as mudanças vão trazer de positivo à organização;

– abrangência: a quantidade de pessoas beneficiadas pelas melhorias em sua empresa;

– satisfação do cliente interno: refere-se à satisfação dos colaboradores com essas mudanças;

– investimento: quanto deverá ser gasto para implementar essas melhorias;

– cliente: refere-se à satisfação dos clientes externos;

– operacionalidade: qual o nível de complexidade das melhorias.

E como essa ferramenta funciona na prática? É simples: você coloca todos os problemas em lista e começa a analisá-los conforme os critérios listados. Depois, você deve dar uma nota a cada um dos itens e avaliar quais têm a pontuação mais alta.

Caso você tenha vários projetos para colocar em prática, a Matriz BASICO também vai ajudar. É só colocá-los em lista e analisá-los conforme os itens da da matriz. Depois, você deve somar a pontuação. Assim saberá qual deles é o mais adequado no momento. Lembre-se de que, no item investimento, a pontuação será maior quanto menor for o gasto necessário.

2. Diagrama de Ishikawa

É uma das ferramentas de melhoria contínua de processos voltadas para causa e efeito. O diagrama foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, engenheiro de controle de qualidade e teórico da administração. Você já deve ter observado que, em gestão, os estudiosos gostam bastante de utilizar siglas ou letras repetidas para facilitar a assimilação. Aqui, a análise é dos 6Ms que vão responder qual o motivo do atual problema na sua empresa:

– método: o problema é causado pelos métodos de produção;

– material: o problema é causado pela baixa qualidade dos materiais:

– mão de obra: o problema é causado pelos colaboradores;

– máquina: o problema é causado por um equipamento;

– medida: o problema é causado pelas métricas utilizadas para mensuração de resultados;

– meio ambiente: o problema é causado pelo meio interno (falta de espaço, ruídos, calor) ou externo (poluição, ruídos externos).

Para cada causa, geralmente há um conjunto de subcausas derivadas. O diagrama de Ishikawa é um processo repetitivo de ida e volta para identificar causas e efeitos ― por isso mesmo, ele também é chamado de diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe.

3. Ciclo PDCA

quadro mostrando como funciona melhoria contínua de ferramentas.

A melhoria contínua não é uma prática com início, meio e fim ― é um ciclo. Também chamado de PDCA (plan, do, check, act), esse ciclo é uma metodologia que consiste em analisar, planejar, implementar, mensurar e, depois, repetir todo o processo. Veja como cada passo funciona:

plan (planejar): é hora de detectar o problema, descobrir como eliminá-lo e criar um plano de ação;

do (fazer): coloque em prática as estratégias do plano de ação. Treine todos os envolvidos no processo antes de começar o trabalho;

check (analisar): supervisione as ações e mensure se os resultados cumprem os padrões de qualidade do plano de ação. É o momento de avaliar o que realmente trouxe melhorias à empresa e se os resultados foram efetivamente bons;

act (agir): corrija as estratégias que não trouxeram os resultados desejados, ou seja, refaça o ciclo PDCA.

4. Ciclo Kaizen

Kaizen (kai: mudar; zen: bem) já tem em seu nome o conceito de mudança benéfica constante, ou seja, é uma ótima escolha entre as opções de ferramentas de melhoria contínua. A metodologia foi criada para o avanço em todos os aspectos da vida; no empresarial, está mais ligada ao aumento da produtividade e da qualidade com o mínimo possível de custo.

Para que o Kaizen funcione, é necessário que haja o envolvimento de todos os colaboradores da empresa ― dos operários aos diretores. O conceito básico da metodologia é “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

O Kaizen tem como base a metodologia 5S:

Seiton: organização;

Seiri: utilização;

Seiso: limpeza;

Seiketsu: padronização;

Shitsuke: disciplina.

Gostou de saber mais sobre ferramentas de melhoria contínua? Como você deve ter percebido, não é necessário usar apenas uma. Ao contrário, você pode combiná-las e ver avanços em diferentes aspectos da sua empresa.

Agora que você já sabe como implementar ferramentas de melhoria contínua, descubra como a avaliação de desempenho por competências beneficia seu negócio e todos os benefícios que a Consulting House oferece!

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