CH Digital

O portal de notícias do mercado

Como eventos corporativos podem aumentar o crescimento empresarial

Várias pessoas sentadas em um grande auditório durante um evento corporativo.

Sua empresa costuma investir em eventos corporativos? Em diversos formatos, eles influenciam significativamente no crescimento empresarial. Existem diversos tipos de formato, e cada um se direciona para o que você deseja. Uma palestra, por exemplo, pode aumentar a produtividade interna, enquanto uma conferência pode transformar seu negócio em referência no segmento.

Independentemente dos seus objetivos, os eventos corporativos vão auxiliar você na conquista. Isso porque você pode falar com o público interno, potenciais clientes, distribuidores e até com outras empresas.

Quer saber mais sobre como eles podem acelerar o crescimento empresarial? Confira tudo neste post!

Como eventos corporativos otimizam o crescimento empresarial?

Um homem e uma mulher empresários sentados em volta de uma mesa com um notebook discutindo sobre crescimento empresarial
Os eventos corporativos podem ampliar seus contatos e aumentar o crescimento empresarial.

Veja como palestras, workshops e demais eventos fazem toda a diferença nas estratégias de uma empresa:

Geram networking

Eventos aumentam o crescimento empresarial porque colocam seu negócio em contato com pessoas de diversos segmentos que podem se interessar pelo seu tipo de trabalho. Em feiras, você lida com o público e com diversas empresas que também estão anunciando. Já em workshops, por exemplo, você entra em contato com os profissionais mais importantes do mercado.

Motivam colaboradores em épocas mais amenas

Após épocas de trabalho e ganhos intensos, é normal que a época seja de baixa — afinal, as pessoas estão pagando suas contas e estabilizando suas economias. Para as empresas, esse momento é de baixa nos ganhos e, consequentemente, na produção.

Em geral, eventos corporativos animam os colaboradores. Se for voltado para o público interno, como uma palestra ou um workshop interno, pode ser a oportunidade de ocupar horários vagos com algo produtivo e fora da rotina do colaborador.

Além disso, é uma forma de elevar sua autoestima, já que estará aprendendo algo que será útil em sua rotina. Um profissional motivado é fator-chave para o crescimento empresarial.

Transformam a empresa em autoridade

Quando um dos profissionais da sua empresa dá uma palestra ou participa de uma conferência, ele age como um porta-voz do seu negócio. Portanto, quando ele vai bem, toda a sua empresa se solidifica.

E essa vantagem acontece tanto dentro quanto fora da empresa. Por exemplo: se um gestor faz um excelente workshop, os profissionais internos vão trabalhar mais motivados e respeitar ainda mais a liderança, já que vão perceber que são liderados por alguém que entende do seu segmento.

Já em fóruns e conferências, a presença é uma chance de crescimento empresarial e solidificação da imagem da empresa na mente dos participantes. Portanto, é essencial que o profissional que vai representar a sua empresa esteja muito preparado.

Quais são os principais tipos de eventos corporativos?

Palestra em um pequeno ambiente.
Os eventos podem ser de diversos tipos e de muitos formatos, cada um para atender a uma necessidade.

Já falamos mais detalhadamente sobre os tipos de eventos corporativos mais comuns nas empresas, mas vamos fazer um resumo aqui:

  • Palestra: é de porte menor e direcionada a quem deseja atingir a um objetivo bem específico dentro da empresa. Por exemplo, conscientizar sobre tipos de assédio na empresa, alinhar um departamento ou falar sobre saúde mental no trabalho;
  • Fórum: aqui, as discussões são promovidas pela plateia e mediadas por um moderador. O bom é que esse formato de evento pode ser feito também online, dessa forma, é possível criar relacionamentos com outras empresas, o que pode levar a um ótimo crescimento empresarial.
  • Workshop: é um treinamento que pode ser feito tanto com o público interno quanto com o externo, mas o ideal é que o número de participantes seja pequeno. Ele funciona como uma oficina ou treinamento, em que os participantes aprendem e já colocam em prática, como dito anteriormente é uma excelente oportunidade de crescimento empresarial;
  • Conferência: é um evento corporativo mais amplo, voltado para um amplo número de participantes e espectadores. O condutor da conferência costuma ser uma autoridade no assunto tratado. Para que a audiência possa se manifestar, o evento também conta com um mediador;
  • Feira: evento externo que conta com a participação de diversas empresas. Esse é o momento em que você divulga seu produto ou serviço para potenciais clientes e, de quebra, pode firmar parcerias com outras organizações, que podem te ajudar no crescimento da sua empresa.

No entanto, existem outros tipos de eventos que você também pode adotar na sua empresa:

  • Evento de lançamento: para lançar no mercado algum produto ou serviço da sua empresa;
  • Simpósio: reunião com oradores para debate de uma pauta em voga. O público também participa;
  • Convenção: eventos com profissionais (tanto internos quanto externos) com o objetivo de estimular estratégias e diretrizes para novos negócios;
  • Congresso: reunião com diversos especialistas debatendo sobre um determinado assunto;
  • Gincana: evento em que os colaboradores se dividem em grupos e competem uns com os outros para ganhar um prêmio.

Os eventos corporativos estimulam o crescimento empresarial tanto dentro do ambiente quanto no mercado de trabalho. Lidam com diversos públicos e podem ser feitos em vários formatos.

Além disso, você não precisa se limitar a apenas um tipo. O setor de recursos humanos, por exemplo, pode estudar qual evento vai fazer mais sucesso entre o público interno, enquanto a equipe de marketing ajuda a entender o formato que o mercado pede e qual tem mais a ver com o posicionamento da sua empresa.

Como você viu, um evento corporativo estimula o crescimento empresarial de diversas formas. Mas para isso, é preciso que ele seja bem construído, conte com especialistas, e que, no fim, o público participante saia de maneira diferente da que entrou. Ele deve trazer algo novo e realmente relevante para seu público. Portanto, não importa o formato — você precisa investir.

Para ter um evento corporativo realmente relevante, que conte com especialistas e proporcione crescimento empresarial, entre em contato com a Consulting House e fale com um de nossos especialistas!

Botão para contato.

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS