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Brainstorming: como fazer para gerar ideias criativas em grupo

Três mulheres conversando sobre como fazer brainstorming em volta de uma mesa com xícaras, papéis e canetas.

Muitas vezes, pode ser complicado criar ideias dentro da empresa. Afinal de contas, é um ambiente fechado e que sofre pressões de todos os lados, tanto internas quanto externas. Portanto, é necessário criar recursos que estimulem a criatividade da equipe e dos gestores e é por isso que o brainstorming existe hoje.

Foi pensando na dificuldade de elaborar ideias novas que Alex Osborn criou, lá na década de 1940, essa poderosa ferramenta chamada brainstorming. Quando você pensa na época em que o brainstorming foi criado, pode achar que se trata de um conceito antiquado, mas não é!

A “tempestade mental” fez tanto sucesso que é utilizada por grandes empresas até hoje. Mas por que utilizá-la? Como fazer um brainstorming na empresa? Confira em nosso artigo tudo o que você precisa saber sobre essa técnica muito interessante!

O que é brainstorming?

Em bom português, brainstorming é uma “tempestade cerebral”, também chamada de tempestade de ideias ou mental. É uma técnica de estímulo de criatividade criada pelo publicitário Alex Osborn, em 1942. Ela pode ser utilizada tanto individualmente quanto em grupo, de forma dinâmica.

Uma das vantagens do brainstorming é ser muito versátil. Ele pode ser usado para alcançar diversos objetivos:

  • Estimular a inovação na empresa e a criatividade os colaboradores;
  • Encontrar um novo produto ou serviço para seu negócio;
  • Definir causas e resoluções de um problema;
  • Criar ideias de marketing;
  • Reestruturar um processo.

No geral, a técnica consiste em encontrar os fatos, gerar ideias e descobrir a solução.

Como fazer um brainstorming na empresa?

Pessoas em volta de uma mesa com cadernos, canetas e notebooks aprendendo como fazer brainstorming
Aprender como fazer um brainstorming pode ser muito importante para sua empresa

Listamos alguns pontos que devem ser analisados antes de um brainstorming. Veja, então, como colocar em prática essa estratégia:

Identifique o problema

Um bom brainstorming deve seguir estas etapas:

  • Definição do problema;
  • Reunião de profissionais de diferentes perfis da empresa;
  • Criação livre de ideias;
  • Seleção das melhores ideias;
  • Definição da resolução do problema.

Como você viu, antes de começar a criar ideias é necessário identificar o que precisa ser resolvido, ou seja, a atual necessidade de empresa.

Ou seja, reflita sobre o que é importante no momento: atrair clientes, encontrar um produto novo, diminuir as altas taxas de turnover, descobrir as causas para distúrbios relacionados ao trabalho ou criar uma nova campanha publicitária?

Entregue um material de estudo

Depois de definir os participantes da reunião, informe a eles o tema e entregue um material de estudo. Com o domínio do tema, fica muito mais fácil criar boas ideias. Além disso, elas podem surgir antes do brainstorming, até mesmo em casa.

Escolha um mediador

O mediador vai agir como um guia. Com o roteiro, ele vai dissertar sobre o tema, além de intervir caso aconteçam desentendimentos e interrupções.

Ele também será responsável por permitir que todos façam sugestões. Em reuniões, é bem comum que as mesmas pessoas dominem o assunto. Em um brainstorming, a diversidade — tanto de ideias quanto de falantes — é fundamental.

Tenha um local e tempo específicos para a reunião

Por mais que possa parecer, o brainstorming não é um bate-papo. Portanto, deve ter horário e local certos para acontecer. E quando dizemos “horário” é referente tanto ao início quanto ao fim da reunião.

Quando você não coloca um prazo para terminar alguma tarefa, acaba, sem querer, procrastinando. Para que isso não aconteça, saiba a hora de encerrar o brainstorming e respeite esse prazo. O ideal é que o brainstorming aconteça em uma sala separada.

Forme um grupo pequeno

Para que todos possam participar, o ideal é que a reunião não passe de 12 pessoas. Se preferir, separe os colaboradores em subgrupos, e depois junte todas as ideias.

Incentive as ideias dos colaboradores

Outro fator essencial é que as equipes não se  sintam constrangidas na hora de opinar. Nessa hora, o importante é a quantidade e não a qualidade. Até porque uma nova e excelente ideia pode surgir com base nas opiniões já ditas.

Qualquer sugestão, por mais maluca que possa parecer, é válida — o importante é que tenha a ver com o tema proposto. Risos ou piadas podem inibir participantes mais tímidos. Além disso, são comportamentos desrespeitosos com quem está opinando.

Antes de começar, o mediador pode pedir aos participantes que evitem conversas, piadas e risadas durante a reunião.

Escolha técnicas de brainstorming

Existem diferentes formas de exercitar a tempestade de ideias. Veja:

  • Brain writing: cada participante escreve suas ideias num papel e, depois, compartilha com o grupo;
  • Post-its: entregue um bloco de post-its para cada participante e peça que eles colem as ideias em um quadro compartilhado;
  • Oposto: em vez de criar soluções, sugira aos participantes que deem ideias de como piorar o problema. Por mais estranho que possa parecer, pode colocar em questão algumas ações que estão sendo executadas na empresa;
  • Ideias em minuto: os participantes devem dar o máximo de ideias em um tempo delimitado;
  • Mapa mental (mindmap): sintetize o tema central em 3 palavras e peça que a equipe escreva palavras relacionadas a ele. Esses termos devem ficar em uma grande folha, um sempre ligado a outro.

Entendeu como fazer brainstorming? Pronto para colocá-lo em prática? Outra excelente forma de gerar ideias para sua empresa é por meio de encontros com os principais líderes do Brasil! Já imaginou em participar de eventos desse porte? Entre em contato com a Consulting House e saiba como!

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