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Você sabe como funcionam as parcerias entre empresas?

Duas pessoas apertando as mãos e firmando parcerias entre empresas

As parcerias entre empresas são uma prática bastante comum e benéfica para os negócios. Elas podem ser utilizadas tanto por grandes empresas, como Facebook e Instagram, quanto por empresas menores. Essas parcerias acontecem, geralmente, entre empresas do mesmo ramo, mas com serviços e produtos complementares.

Com objetivos pontuais ou mesmo em longo prazo, o fato é que esse tipo de estratégia tem se popularizado, permitindo que organizações concorrentes — o que seria impensável há alguns anos — ou de segmentos diferentes somem forças com um objetivo em comum.

Se você está em busca de parceiros, este post é para você! Leia e entenda o que são as parcerias entre empresas, suas vantagens e quais segmentos costumam se unir para criar novas alternativas de negócio.

Parceria como estratégia de crescimento

No mercado B2B, as parcerias entre empresas são vistas como uma oportunidade de estreitar o relacionamento e aproveitar potenciais complementares. Na prática, isso significa colocar o cliente da empresa em primeiro lugar para, baseado em suas necessidades, desenvolver uma solução estratégica exclusiva e que beneficie todos os envolvidos.

Essa proposta de criar laços de cooperação mútua entre players é relativamente recente, mas já demonstra grande adesão. As parcerias vão desde a aquisição de empresas, como as que citamos no início do artigo, até ações promocionais direcionadas à divulgação de produtos, serviços ou simplesmente das próprias marcas parceiras.

Vantagens das parcerias entre empresas

O primeiro critério que você deve estabelecer ao avaliar uma proposta de parceria é identificar se ela é vantajosa para ambas as marcas em igual medida. Mesmo que haja uma empresa mais beneficiada do que a outra, é preciso que isso esteja claro para as duas partes. De qualquer forma, o equilíbrio deve ser priorizado para garantir as seguintes vantagens das parcerias entre empresas:

Redução de custos de operação

A vantagem imediata das parcerias entre empresas está na redução dos custos operacionais, que acabam sendo divididos entre os envolvidos — mediante acordo pré-estabelecido, obviamente. Sem mencionar que, caso a parceria surta o efeito esperado, a margem de lucro advinda das ações conjuntas farão ainda mais diferença nos custos da operação. Em tempos de baixos investimentos, essa é uma ótima alternativa.

Aumento do alcance da marca

De forma isolada, sua marca pode até desenvolver estratégias de marketing capazes de atingir seu público-alvo. Porém, é a partir das parcerias entre empresas que são criadas ações promocionais inusitadas que despertem o interesse de outros consumidores. Neste caso, o resultado vai além das vendas propriamente ditas, mas também impacta na lembrança da sua marca, que ficará mais conhecida perante o mercado.

Melhores oportunidades para os clientes

A redução dos custos e o aumento do alcance de marca influenciam em um importante fator competitivo: o preço. Portanto, inclua-o na relação de beneficiados pelas parcerias entre empresas ao oferecer produtos e serviços com valores mais baixos que o comum e com condições de pagamento atraentes. Essa vantagem poderá influenciar, inclusive, na fidelização dos seus consumidores.

Junção de competências individuais

Existem situações em que é saudável assumir que você não possui domínio total sobre determinada atividade. Para manter-se firme à essência do seu negócio, você pode aproveitar essa dificuldade para investir nas parcerias entre empresas. Para isso, identifique quem poderia suprir sua necessidade, crie uma proposta de valor vantajosa para ambos e apresente ao seu futuro parceiro, sempre enfatizando a junção das competências.

Segmentos que podem firmar parceria

Duas mulheres e um homem conversando sobre parcerias entre empresas
As parcerias entre empresas podem ser firmadas entre diversos segmentos. Para isso é importante analisar e estabelecer objetivos concretos.

A verdade é que as parcerias entre empresas podem acontecer entre os mais diversos portes e segmentos — totalmente diferentes e, até mesmo, diretamente concorrentes entre si. O importante é estabelecer exatamente os objetivos de cada um, assim como o tempo de duração (prazo curto, médio, longo ou indeterminado). Veja alguns exemplos que ilustram as possibilidades de parcerias entre empresas e inspire-se:

-Multinacionais e startups: nos últimos anos, multinacionais de sucesso, como a Microsoft e a Samsung, presentes no Brasil, vêm atuando em parceria com startups para promover a cultura da inovação no país;

-Redes de varejo e de serviços: para impulsionar o consumo em meio à crise econômica, o Grupo Pão de Açúcar firmou parceria com o programa de fidelidade Multiplus, permitindo que os clientes troquem pontos por produtos;

-Concorrência direta: em 2017, Coca-Cola e Ambev criaram um programa de reciclagem sem prazo determinado também em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

Uma última dica para você identificar possibilidades de parcerias entre empresas é desenvolver sua rede de networking. Empresas como a Consulting House promovem uma agenda de encontros entre executivos durante o ano inteiro, oferecendo excelentes oportunidades para você estreitar relacionamentos.

Quer saber mais sobre os eventos do Consulting Club? Entre em contato conosco e agende-se para participar do nosso próximo encontro!

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